A Campanha Janeiro Branco, destaca a importância da saúde mental e do cuidado emocional como pilares fundamentais para alcançar uma vida mais saudável. Esse movimento ganha relevância ao considerar que, no início do ano, as pessoas estão mais propensas a reavaliar suas vidas, estabelecer metas e refletir sobre seus comportamentos. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que cerca de 86% dos brasileiros enfrentam algum tipo de transtorno mental, incluindo ansiedade e depressão. Esse número evidencia a necessidade de conscientização e ação em prol da saúde mental.
De acordo com o psicólogo e professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, João Henrique Santos, o cuidado com a saúde metal é tão fundamental quanto a atenção dada à saúde física: “ter saúde mental implica estar bem consigo mesmo e com os outros, além de conseguir enfrentar melhor as complexidades da vida. Ignorar a importância desse cuidado pode levar ao agravamento de doenças emocionais, como ansiedade, depressão e estresse, com implicações diversas”.
Os profissionais capacitados, como psicólogos e psiquiatras, desempenham um papel importante no atendimento a questões relacionadas a pensamentos, sentimentos, relacionamentos e sofrimentos emocionais.
Ainda de acordo com o profissional, em momentos de fragilidade emocional a busca de ajuda é extremamente importante: “recorrer a alguém que pode auxiliar nesse cuidado com a saúde mental é, muitas vezes, o primeiro passo para evitar o agravamento da situação. Um outro passo importante é o fortalecimento dos vínculos. Passar por situações difíceis exige suporte emocional que pode estar presente entre os familiares e amigos”, finaliza.
Compartilhar e expressar sentimentos não deve ser encarado com medo ou vergonha, mas sim como uma medida essencial para o bem-estar emocional e o desenvolvimento pessoal.