Graduação

A quais atividades extracurriculares devo me dedicar no curso de Medicina?

Postado em 13 de julho de 2022

As atividades extracurriculares são importantes para que o aluno tenha um desenvolvimento mais completo e abrangente. Por isso, você deve ficar atento às oportunidades oferecidas pela instituição de ensino ao considerar um curso de Medicina.

As horas complementares não são uma mera formalidade, mas uma chance de desenvolver competências, conhecer a área de atuação, aperfeiçoar o pensamento crítico, entre outros benefícios. E, ao considerar essas atividades junto às demais diretrizes do curso, você está mais próximo de escolher a faculdade ideal.

Neste conteúdo, você poderá entender a importância das atividades extracurriculares e quais são as mais relevantes para sua formação!

Qual é a importância das atividades extracurriculares no curso de Medicina?

As atividades extracurriculares complementam a grade curricular e podem ser escolhidas pelo aluno. Nelas, precisamos cumprir uma carga horária mínima, mas temos liberdade para escolher as ações sociais, profissionais, culturais, esportivas e educativas com as quais vamos preencher o requisito.

Para facilitar o acesso a atividades relevantes, cada instituição de ensino organiza a infraestrutura de serviços ligados às atividades extracurriculares. Com isso, tem-se como objetivo que as horas realizadas realmente contribuam para o desenvolvimento pleno, pois visa agregar de forma significativa na formação do profissional.

Quais são os tipos de atividades extracurriculares?

Uma exigência comum é a delimitação das atividades extracurriculares por tipo, incentivando o aluno a variar as experiências. Por exemplo, não é possível fazer apenas estágios ou cursos profissionalizantes, existindo horas máximas que podem ser reconhecidas em cada categoria. Veja alguns tipos de atividades extracurriculares.

Prática profissional

O primeiro grupo está voltado para o exercício da profissão, como estágios e trabalho voluntário. Nele, o aluno busca praticar os conhecimentos adquiridos sob supervisão, realizar o networking profissional e conhecer o mercado, entre outros objetivos.

Experiências culturais, artísticas e esportivas

Uma segunda parte das horas pode ser cumprida com a participação em atividades ligadas à arte, cultura e esporte, como curso de teatro e oratória, clubes de leitura e associações atléticas. Há diversas opções que o aluno pode escolher e que estejam mais alinhadas com seu perfil de estudo na graduação em medicina.

Atividades educacionais

Já um dos grupos mais populares são os que praticam atividades educativas, como palestras, cursos, congressos, seminários e workshops. Além dos conhecimentos que são oferecidos pela própria instituição de ensino, é bastante comum participar de atividades externas, como eventos do Conselho Regional de Medicina, congressos locais, regionais e nacionais e palestras em entidades públicas.

Quais atividades extracurriculares são indicadas para o curso de Medicina?

Embora existam diversas maneiras de preencher as horas de atividades complementares, o ideal é buscar experiências que façam sentido para você e para a sua formação em Medicina. Com isso, o tempo será investido em conhecimentos e em habilidades úteis para o seu desenvolvimento profissional.

Palestras

Um bom começo é buscar palestras sobre temas da área da saúde. Esse tipo de evento ajuda, principalmente, a entender o que está sendo discutido no segmento, saber quais são as próximas tendências e quais podem ser os impactos na prática profissional, como novas especialidades médicas e tecnologias na Medicina.

Workshops

Os workshops também são atividades mais voltadas à prática, como dinâmicas de grupo, apresentação de protótipos, simulação de tarefas, entre outras atividades que são importantes quando pretendemos desenvolver uma habilidade específica.

Grupos de estudos

Os grupos de estudos correspondem a um coletivo de alunos que, em encontros regulares, realizam atividades de estudo e de pesquisa. Além dos grupos informais, como alunos que se encontram na biblioteca regularmente para estudar, é possível participar de grupos vinculados à faculdade, contando horas de atividades extracurriculares.

Na Faculdade de Ciências Médicas (FCM-MG), por exemplo, os grupos são organizados pelo setor de Pesquisa e Extensão. Os alunos podem tanto participar como sugerir a abertura de novos temas, conforme os editais publicados. Hoje, estão ativos grupos ligados à Neurologia, Dermatologia e Medicina Forense, entre outros.

Iniciação científica

É uma oportunidade que pode agregar ao currículo, com a publicação de artigos e participação em pesquisas. Assim, mesmo quem não deseja seguir a carreira de pesquisador pode aprender bastante e o de contribuir com a comunidade acadêmica e científica.

É uma oportunidade que pode agregar ainda mais valor ao currículo, com a publicação de artigos e participação em pesquisas. Assim, mesmo quem não deseja seguir a carreira de pesquisador pode aprender bastante e entender a aplicabilidade das pesquisas científicas em sua vida profissional.

Ligas acadêmicas

As ligas acadêmicas são grupos de pesquisa, estudo e extensão com maior abertura para criar projetos e eventos, como aulas teóricas, cursos e simpósios.

Os alunos de todos os cursos de graduação da FCM-MG podem participar de atividades coletivas, permitindo que os futuros profissionais tenham uma visão mais integrada das diferentes áreas e aprendam a melhor forma de trabalhar em equipe. Logo, são ótimas opções para fazer networking e aprender sobre o trabalho de outras áreas da saúde.

Estágios facultativos

Os estágios facultativos são atos de educação realizados no ambiente de trabalho. Além de participarem do internato, que é o estágio obrigatório do curso de Medicina, há esse caminho que oferece oportunidades em clínicas, hospitais, projetos sociais e outras organizações para exercitar a prática ao longo de toda a formação.

Cursos livres

Os cursos livres são modalidades de ensino que priorizam a capacitação profissional em com maior flexibilidade de tempo, já que alguns duram horas e outros podem durar até meses. O principal objetivo desses cursos é o aperfeiçoamento de habilidades específicas do aluno.

Cursos livres podem ter diferentes formatos, como palestras e workshops. Nesse artigo, você vai saber mais sobre cada modelo de curso e como essas atividades podem contribuir para a formação do aluno de graduação em Medicina.

Uma oportunidade interessante é participar do curso livre de teatro no Teatro Feluma, que pode ser realizado pelos alunos da FCM-MG. Hoje, os profissionais de excelência precisam se comunicar bem, e as habilidades de Artes Cênicas desenvolvem tanto a expressão verbal como a corporal.

Essas habilidades serão úteis na comunicação interpessoal, na produção de conteúdo para redes sociais e nas falas em público, como seminários e palestras. É um ótimo caminho para melhorar essas competências comportamentais.

Viu só?! As atividades extracurriculares exercem um papel importante, complementando as competências da grade curricular. Por isso, a FCM-MG apresenta diversas iniciativas nesse sentido, como cursos livres, grupos de pesquisa, ligas acadêmicas e grupos de estudo.

Gostou do conteúdo? Para se aprofundar um pouco mais na área da saúde, baixe o “Guia completo para conseguir destaque na área da saúde e em Medicina” e entenda como se preparar para ser um excelente profissional!

Posts Relacionados

O carnaval está chegando: professora da Ciências Médicas dá dicas para curtir a folia sem prejudicar a saúde

8 de fevereiro de 2024
leia agora

Fevereiro Roxo: professora da Ciências Médicas aborda sobre a importância do tratamento multidisciplinar para o Alzheimer

1 de fevereiro de 2024
leia agora

Campanha Janeiro Branco chama a atenção da sociedade para a importância do cuidado com a saúde mental

3 de janeiro de 2024
leia agora
Ciências Médicas de Minas Gerais
Endereço Campus I: Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro,
Belo Horizonte - MG.
Endereço Campus II: Av. dos Andradas, 1093, Centro,
Belo Horizonte - MG

Graduação

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Pós-graduação

Facebook Instagram Linkedin
Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.