O cuidado eficaz na Enfermagem requer uma abordagem de cuidado integral, que envolve o bem-estar físico e mental do paciente.
É fundamental explorar estratégias que otimizam os resultados de um tratamento por meio do uso de práticas baseadas em evidências, cuidados centrados no paciente e comunicação eficaz.
Neste post, você entenderá a importante contribuição dos enfermeiros para a prestação de cuidados assistenciais à saúde. Além disso, verá formas de garantir a qualidade dos serviços ofertados. Acompanhe!
Os enfermeiros desempenham um papel fundamental nos cuidados integrais, pois ajudam a coordenar os serviços assistenciais e terapêuticos.
Como cuidadores da assistência primária, os enfermeiros conhecem as necessidades assistenciais e psicossociais de seus pacientes, colaborando com outros profissionais e especialistas para desenvolver uma visão mais holística do cuidado ao paciente.
Esses profissionais exercem um papel importante no ambiente assistencial, atuando em serviços de apoio e cuidados primários. Os cuidados integrais convidam o profissional a fortalecer suas habilidades de comunicação, resolução de problemas e manejo de cuidados.
Além disso, os enfermeiros comumente trabalham em uma equipe multidisciplinar para possibilitar que todos os cuidados sejam prestados de maneira adequada e coordenada, a fim de impactar positivamente os resultados de saúde de seus pacientes.
Enfermeiros proficientes em cuidados integrais são hábeis atuando em tratamentos de uma ampla gama de condições crônicas e agudas. Dessa forma, os profissionais ajudam a lidar e a superar barreiras para o autogerenciamento eficaz de condições crônicas.
A prática de cuidado integral é tão relevante no segmento da saúde que as melhores Instituições de ensino da área oferecem Especializações na área.
Entender esse tipo de abordagem de forma sistêmica é fundamental para exercer a prática. Além disso, outros pontos precisam ser levados em consideração. Acompanhe!
A enfermagem baseada em evidências é um componente essencial do cuidado integral ao paciente. Ela envolve a integração da individualização do cuidado com as melhores práticas de diagnóstico e conduta.
A enfermagem baseada em evidências é a prática de usar estudos científicos, diretrizes e protocolos relevantes para nortear a tomada de decisões, em vez de confiar apenas na intuição e na tradição.
O objetivo da enfermagem baseada em evidências é fornecer o cuidado mais eficaz para os pacientes. Isso exige que os enfermeiros analisem pesquisas atuais baseadas em evidências de fontes confiáveis.
Com o ambiente assistencial em constante mudança e os avanços na área da saúde, os enfermeiros precisam se manter atualizados para fornecer um suporte integral aos pacientes.
Ao utilizar práticas baseadas em evidências, os enfermeiros podem desenvolver um olhar não apenas focado na recuperação do paciente, mas também nos riscos e benefícios relativos ao cuidado prestado.
Nisso, a enfermagem baseada em evidências exige que os enfermeiros usem o raciocínio clínico, que envolve uma combinação de experiência, conhecimento e tomada de decisão lógica para o desenvolvimento de um plano de cuidados eficaz.
A aplicação da enfermagem baseada em evidências também ajuda a reduzir custos, bem como melhorar o desempenho e a qualidade da assistência prestada.
Abordar as necessidades multidimensionais do paciente é um componente importante da prestação de cuidados de saúde. Isso envolve um plano de cuidados multidisciplinar, incluindo:
Os grandes benefícios do cuidado integral se devem a uma oferta abrangente de intervenções que abordam todos os aspectos da vida do paciente, ao invés de se concentrarem apenas em um problema de saúde específico.
Alguns exemplos de ações específicas de cuidados integrais são:
Em alguns casos, acesso a recursos de acessibilidade também serão aspectos importantes do atendimento integral ao paciente. Quando coordenadas em conjunto, essas estratégias podem propiciar ao paciente uma recuperação bem-sucedida.
Os enfermeiros atuam para que o cuidado centrado no paciente seja o foco dos cuidados de saúde, antecipando, identificando e atendendo às necessidades do paciente. Além disso, esses profissionais adotam uma abordagem capacitadora do cuidado, garantindo que o paciente se sinta amplamente envolvido em sua jornada.
A atuação multiprofissional permite uma abordagem muito mais integrada da assistência ao paciente e evita o desenvolvimento de uma mentalidade de “silo” na enfermaria, ou seja, quando não há uma comunicação eficiente entre os profissionais envolvidos.
Isso pode envolver a atualização regular de outros membros da equipe sobre o progresso do paciente e a integração de diferentes profissionais.
Os enfermeiros também devem atuar para promover uma atmosfera de comunicação aberta. Por exemplo: o progresso dos casos pode ser compartilhado em reuniões de equipe e por meio de rodadas de feedback, afinal, não existe cuidado integral sem um time verdadeiramente integrado.
O cuidado integral permite otimizar os resultados dos pacientes por meio da coordenação e da continuidade da assistência à saúde.
A eficácia das relações interpessoais afeta a satisfação e o clima organizacional no trabalho. Tanto os enfermeiros quanto os pacientes se beneficiam do atendimento integrado, pois ele envolve diversas competências técnicas dos profissionais envolvidos no cuidado, e o paciente que é o foco principal.
Na especialização em enfermagem da FCM-MG, o enfermeiro é estimulado a atuar na integração do cuidado com o uso dos melhores práticas baseadas em evidências. Quer saber mais sobre nosso curso? Confira a nossa proposta e a grade curricular!