Fisioterapia

FCM-MG: conheça os diferenciais da primeira faculdade de Fisioterapia de Minas Gerais

Postado em 28 de abril de 2023 - Atualizado em 30 de junho de 2023

Você sabia que um dos primeiros cursos de Fisioterapia do Brasil começou na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais¹?

No ano de 1961, quando foi fundado, ainda não era um curso de graduação, mas de nível técnico. O reconhecimento como formação de nível superior ocorreu, em todo o Brasil, apenas alguns anos depois — em 1969.

Quer saber mais sobre a tradição do nosso curso de Fisioterapia e sobre a FCM-MG? Continue a leitura!

Quando a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais foi fundada?

A história da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) começa com a nobre iniciativa de um grupo de médicos apreensivos com a deficiência de profissionais da área da saúde no Brasil e em Minas Gerais.

Também professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, eles vislumbraram a criação de uma instituição de excelência para suprir a carência de vagas no Estado. Com isso, sonhavam em levar assistência médica aos mais de 300 municípios mineiros que, naquela época, não contavam com serviços de assistência médica.

O sonho começou a virar realizar em 7 de novembro de 1950, quando o primeiro diretor da FCM-MG e um dos fundadores, o Prof. Lucas Monteiro Machado, requisitou o reconhecimento do curso de Medicina ao Conselho Nacional de Educação.

Depois, em 22 de janeiro de 1951, foi obtida a licença permanente de funcionamento da Faculdade que se tornaria uma das principais de Minas Gerais. Por fim, em 28 de abril de 1955, no Decreto-Lei nº 37.269, o curso de Medicina da FCM-MG foi reconhecido e equiparado aos seus congêneres do país.

Desde então, a FCM-MG busca ampliar sua presença em todas as ciências da saúde, ampliando a oferta de cursos que hoje são:

Quando criaram o curso de Fisioterapia da FCM-MG?

Em 1961, a proposta de criar um curso técnico em reabilitação física foi apresentada pelo Hospital Arapiara à Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). Dois cursos técnicos foram aprovados pelo Conselho Diretor da Sociedade Mineira de Ensino Médico (SMEM): Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Os cursos começaram em 1961 com o objetivo de profissionalizar a prática da fisioterapia, que, na época, não era uma profissão regulamentada e era exercida livremente. Em 1968, a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) pediu para que a FCM-MG assumisse o curso de forma definitiva, proposta aprovada em 29 de janeiro de 1968.

A AMR e a FCM-MG assinaram um Termo de Convênio em 1º de março de 1969, em que a FCM-MG passou a assumir a completa responsabilidade da direção, orientação e manutenção de todas as atividades administrativas e didático-pedagógicas do curso. Além disso, a Instituição se comprometeu a tomar as providências para a concessão de licença para funcionamento e reconhecimento dos cursos junto às autoridades do ensino.

O primeiro currículo montado, de caráter provisório, incluía as mesmas disciplinas do curso médico, como histologia, embriologia, parasitologia, microbiologia e disciplinas clínicas (gastroenterologia, cirurgia, endocrinologia, cardiologia etc.). Entretanto, elas continham carga horárias menores (10 horas).

A ementa específica das áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi mantida intacta, preservando as competências originais de aprendizado. Em outubro de 1969, a Fisioterapia foi finalmente regulamentada como profissão autônoma de curso superior, após uma reformulação dos cursos técnicos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Por fim, o Decreto Lei n.º 69.687 os reconheceu como cursos superiores, tornando a primeira formação técnica em Fisioterapia a primeira graduação mineira na área e um dos quatro cursos superiores pioneiros no Brasil.

Quais são os diferenciais do curso de Fisioterapia?

Veja os 10 maiores diferenciais da faculdade de Fisioterapia da FCM-MG.

  1. É a primeira do estado de Minas Gerais, tem nota 5 no MEC (Ministério da Educação) — a melhor avaliação do ranking.
  2. É um dos 4 primeiros cursos de graduação em Fisioterapia no país, sendo caracterizado pela tradição no ensino dessa profissão.
  3. Aliamos tradição à inovação. Temos 5 laboratórios de ensino de ponta: Laboratórios de Microscopia 1 e 2, Macroscopia e Histotecnologia; Laboratório Multidisciplinar 3; Laboratório de Anatomia Humana; Laboratório de Ciências do Movimento e Laboratório de Habilidades e Simulação Realística.
  4. Um dos maiores Laboratórios de Habilidades e Simulação Realística (LabSim) criado em 2017. Nele, os alunos podem simular diferentes cenários de prática clínica e realizar atividades de avaliação interdisciplinares.
  5. Após extensa prática simulada, os alunos passarão a atuar na prática ambulatorial e hospitalar de forma supervisionada. Grande parte das atividades ocorre no Hospital Universitário Ciências Médicas, uma instituição própria de formação prática, com 229 leitos e atendimento realizado 100% dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  6. No Hospital, ocorre o Estágio Supervisionado em Fisioterapia Hospitalar. Sob uma perspectiva multidisciplinar, os graduandos atendem pacientes com disfunções cardiorrespiratórias, neurológicas e musculoesqueléticas em unidades de internação adulto e infantil, assim como no Centro de Terapia Intensiva (CTI).
  7. Na FCM-MG, os estudantes de Fisioterapia ainda têm a oportunidade de passar pelo Estágio de Saúde Coletiva, o Internato Rural. A Faculdade uma das únicas instituições de ensino que oferecem esse modelo na graduação em Fisioterapia. Nele, os acadêmicos residem 12 semanas em uma cidade do interior de Minas Gerais, participando de uma equipe interdisciplinar de atenção primária. Os alunos são convidados a identificar e propor estratégias de saúde conforme as demandas e necessidades específicas de cada município.
  8. Os alunos podem desenvolver atividades de extensão e participar de atividades de 20 Ligas Acadêmicas interdisciplinares.
  9. Para estimular as iniciativas de pesquisa acadêmicas, didática e investigativa dos alunos, são oferecidas bolsas de iniciação científica, extensão e monitoria anualmente. Os acadêmicos também são incentivados a participar de eventos relativos às referidas áreas.
  10. É desenvolvido anualmente o Simulado do Trauma. Evento em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

O curso Fisioterapia da FCM-MG oferece uma formação humana e técnica completa aos alunos. Com a força da tradição no Ciências Médicas no cenário fisioterápico brasileiro e a qualidade do ensino, os acadêmicos da faculdade de Fisioterapia são valorizados no mercado resultando em oportunidades profissionais.

Quer saber mais sobre o cursode Fisioterapiada Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais? Entenda aqui tudo sobre a nossa graduação!

¹ https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24859/1/2012_eve_cbrandenburg.pdf

Posts Relacionados

Saiba quais são as matérias estudadas no curso de Psicologia!

4 de junho de 2024
leia agora

5 cursos da área da saúde mais procurados e que estão em alta

13 de maio de 2024
leia agora

Tem o sonho de ser médico? Saiba por onde começar!

23 de abril de 2024
leia agora
Ciências Médicas de Minas Gerais
Endereço Campus I: Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro,
Belo Horizonte - MG.
Endereço Campus II: Av. dos Andradas, 1093, Centro,
Belo Horizonte - MG

Graduação

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Pós-graduação

Facebook Instagram Linkedin
Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.