Primeira turma de Odontologia da FCM-MG marca presença na Expodental Brasil

Postado em 6 de outubro de 2023

Acadêmicos e professores do curso de Odontologia da FCM-MG participaram da Expodental Brasil 2023, realizada no Expominas. O evento foi palco de vários congressos, incluindo o 4º EMAPESPO – Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos, organizado pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais. Esse congresso, focado na Saúde Pública, teve como objetivo promover a reflexão e a troca de experiências entre gestores públicos, profissionais da saúde, acadêmicos e professores de Odontologia. O tema desta edição foi: “Encontros, Desafios e Perspectivas da Saúde Bucal no SUS”.

Neste contexto, a acadêmica Stefani Monteiro apresentou o trabalho intitulado “Estágio Supervisionado na Atenção Primária: relato da experiência de acadêmicos do primeiro período em Odontologia”. Com essa apresentação, os participantes do evento conheceram o pioneirismo e a inovação do Curso de Odontologia da FCM-MG, que oferece estágio na rede SUS de Belo Horizonte desde o início da graduação. Durante a disciplina de Saúde Coletiva e Sociedade, ministrada no 1º período, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, a fim de compreender o processo de trabalho desses profissionais. A acadêmica relatou que, durante as visitas domiciliares que acompanharam, puderam perceber que esses trabalhadores são o elo da comunidade com as Equipes de Saúde da Família. Além disso, concluíram que o estágio no SUS no primeiro período da graduação gerou um contato inicial com as diferentes realidades dos territórios e com profissionais de saúde, o que poderá despertar maior interesse desses estudantes pelo campo da Saúde Coletiva.

O trabalho “Projeto Saúde Bucal é Legal: prevenção de agravos bucais para adolescentes em conflito com a lei acautelados no sistema socioeducativo”, apresentado pelo acadêmico Carlos Alves, recebeu uma Menção Honrosa e um prêmio em dinheiro, que será utilizado para a compra de kits de higiene bucal a serem doados nas próximas ações coletivas. Este trabalho foi resultado do Projeto de Extensão docente submetido em edital pelos professores Ana Cláudia Santos, Fernanda Lamounier e Sérgio Drummond, que é o coordenador do curso de Odontologia. No primeiro semestre de 2023, 15 acadêmicos dos cursos de Odontologia, Medicina e Enfermagem realizaram oficinas mensais em quatro unidades socioeducativas de Belo Horizonte, sempre sob supervisão das orientadoras cirurgiãs-dentistas. Participaram das ações coletivas cerca de 250 jovens de 12 a 20 anos de idade que estavam acautelados em unidades provisórias e de internação. Os acadêmicos arrecadaram e doaram 100 kits de higiene bucal em uma campanha realizada na FCM-MG e nas redes sociais, beneficiando os adolescentes. Os autores do trabalho concluíram que projetos de extensão multiprofissionais como o Projeto “Saúde Bucal é Legal” possibilitam a criação de novos espaços de aprendizado, nos quais é possível desenvolver a interação dialógica, compartilhar conhecimento e promover intervenções sociais bem-sucedidas e de grande relevância social.

Saiba quais são as matérias estudadas no curso de Psicologia!

4 de junho de 2024

5 cursos da área da saúde mais procurados e que estão em alta