Pós-graduação

Tratamento de feridas: conheça a área e especialize-se

Postado em 4 de fevereiro de 2022

Nos últimos anos, o desenvolvimento de processos terapêuticos modernos e o surgimento de novos métodos de recuperação do tecido epitelial fizeram com que o tratamento de feridas ganhasse ainda mais importância na área de saúde, trazendo, por consequência, a necessidade indispensável de especialização dos enfermeiros e médicos.

Questões como diagnóstico, decisão sobre uso de analgésicos (fármacos e posologia), escolha de curativos e registros de evolução das lesões exigem amplo conhecimento sobre as condutas de tratamento e técnicas de intervenção epidérmica consagradas na literatura médica atual.

Quem busca o reconhecimento profissional, a ampliação de oportunidades de trabalho e a ascendência na carreira que uma pós-graduação pode trazer, não pode deixar de se especializar em tratamento avançado de feridas. Hoje você vai entender o porquê!

Um panorama da área de especialização em tratamento de feridas

O tecido epitelial é o mais extenso do corpo humano, e está sujeito a um universo de alterações ou descontinuidades que, se não forem adequadamente tratadas, podem resultar em inflamações, hemorragias e, em última análise, no comprometimento de órgãos inteiros.

Algumas lesões de pele apresentam potencial de se tornarem crônicas, gerando dores permanentes ou afetando a mobilidade do lesionado, o que significa, em outras palavras, a degradação de sua qualidade de vida.

Conscientes da relevância do tratamento de feridas na recuperação plena do indivíduo, clínicas e hospitais têm procurado de forma crescente profissionais especializados em terapias de traumas epiteliais, demanda que os melhores centros de Ciências Médicas já têm atendido por meio de programas de pós-graduação centrados no aprendizado do tratamento avançado de feridas.

Um médico ou enfermeiro especializado em recuperação de lesões dispõe de habilidades para identificar, com precisão, os melhores métodos de abordagem a partir da localização anatômica, característica do exsudato, quantidade de tecido necrótico e condições da pele ao redor da ferida.

Isso se dá pelo aprofundamento acadêmico em torno das mais recentes descobertas da comunidade médica mundial sobre questões como:

  • anatomia e fisiologia da pele;
  • etiologia das disfunções dérmicas;
  • ação bacteriana sobre o tecido epitelial;
  • desbridamento da ferida (remoção de tecidos necrosados);
  • processos de cicatrização;
  • acompanhamento da recomposição da pele.

De posse de todo esse conhecimento, o pós-graduado em tratamento de feridas se torna um profissional verdadeiramente qualificado em prevenção e intervenções terapêuticas de lesões dessa natureza, adquirindo uma expertise que o diferencia no ambiente ambulatorial e hospitalar.

Os tipos de abordagem mais comuns no tratamento de feridas

A escolha da intervenção varia muito em função das causas do ferimento, que podem ser:

  • cirúrgicas (por incisão, excisão ou punção);
  • traumáticas (por ação mecânica, química ou física);
  • ulcerativas.

Além disso, é preciso observar inicialmente o grau de conteúdo microbiano da descontinuidade do tecido.

A ferida pode ser considerada:

  • limpa;
  • limpa contaminada (lesões com menos de 6 horas de ocorrência, sem contaminações significativas);
  • contaminadas (acima de 6 horas e com contaminações relevantes);
  • infectadas (de intensa reação inflamatória e degeneração dos tecidos).

Partindo dessa diferenciação, uma ampla gama de tratamentos pode ser utilizada.

Apenas a título de exemplo, na necrose seca, a literatura médica recomenda a realização de escarotomia antes da aplicação de produtos como hidrogel ou papaína (umidificando a gaze primária com SF 0,9%), bem como desbridamento instrumental, no intuito de aumentar a velocidade do processo de cicatrização.

Já se tratando dos cuidados paliativos de lesões tumorais, é preciso evitar produtos que estimulem a mitose celular (como AGE), assim como o uso de carvão ativado em traumas com sangramento. As primeiras intervenções na pele devem ser feitas com a limpeza com soro fisiológico gelado (em caso de hemorragia), e o gel de PHMB pode ser utilizado com cobertura de gaze ou rayon umedecido (com SF 0,9%).

Cada morfologia, ferida e característica particular da lesão impõe um tratamento específico.

profissional da saúde enfaixando a mão de um paciente para o tratamento de feridas

Os diferenciais de um profissional da área de tratamento de lesões

Como você pode perceber, fazer uma pós-graduação em tratamento de feridas traz diversos benefícios ao profissional de saúde. Alguns deles são:

  • atuação mais segura e de qualidade em relação ao paciente;
  • contribuição para a excelência no atendimento de ferimentos;
  • visão mais aprofundada sobre os processos terapêuticos de feridas;
  • aumento da credibilidade profissional no ambiente de trabalho;
  • aquisição de imagem pela expertise em uma área de elevada carência de especializados;
  • novas oportunidades de trabalho;
  • ampliação do networking;
  • possibilidades de promoção e aumento de remuneração.

A pós-graduação em Tratamento Avançado de Feridas da FCM-MG

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), referência em Medicina há mais de 70 anos, possui um programa de pós-graduação de alta performance voltado para o Tratamento Avançado de Feridas. O curso é direcionado para profissionais da área da saúde de forma geral, não apenas enfermeiros.

Ao especializar-se, o pós-graduado em tratamento de feridas pela FCM-MG se torna apto para atuar com excelência no cuidado de lesões de pele, da prevenção à plena recuperação epitelial dos pacientes.

Vale lembrar que, ao longo do curso, o aluno da PGM-MG tem acesso à ampla prática profissional supervisionada no Centro Avançado no Cuidado de Feridas da Rede Mater Dei de Saúde, nos municípios de Belo Horizonte e de Betim. É conhecimento científico aprofundado em sintonia com o treinamento real e prática em rotina hospitalar.

Oferecido na modalidade híbrida, o curso tem carga horária total de 392 horas, sendo 300 horas EaD e 92 horas em encontros presenciais no setor Ambulatorial e nas Unidades de Internação da Rede Mater Dei.

No atual momento, em que a área de saúde é foco de intensas mudanças em seus processos de trabalho, visando à maior humanização e ao aprimoramento da qualidade assistencial, à constante renovação do saber científico e à busca pelas melhores práticas que são essenciais para o sucesso na carreira.

Saiba mais sobre a pós-graduação em tratamento de feridas da FCM-MG e amplie suas competências em contato com alguns dos melhores professores de Medicina do Brasil! Inscreva-se agora no processo seletivo e não espere para mudar a história de sua trajetória profissional!

Posts Relacionados

3 motivos para você iniciar uma pós-graduação em Farmácia!

23 de agosto de 2024
leia agora

Atualização em diabetes para o clínico na FCM-MG: veja tudo sobre o curso

10 de junho de 2024
leia agora

Conheça a área de Fisioterapia na Saúde da Mulher e inicie sua Pós

20 de maio de 2024
leia agora
Ciências Médicas de Minas Gerais
Endereço Campus I: Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro,
Belo Horizonte - MG.
Endereço Campus II: Av. dos Andradas, 1093, Centro,
Belo Horizonte - MG

Graduação

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Pós-graduação

Facebook Instagram Linkedin
Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.