Fisioterapia

Conheça a área de Fisioterapia na Saúde da Mulher e inicie sua Pós

Postado em 20 de maio de 2024

Os fisioterapeutas graduados que tenham afinidade e interesse em aprofundar o conhecimento nas condições de saúde feminina podem se interessar pela pós-graduação na área de Fisioterapia na Saúde da Mulher.

Um dos focos prioritários dos serviços de cuidado e tratamento em todo o mundo é a saúde do público feminino, e por boas razões. As particularidades desse grupo ao longo da vida, desde questões reprodutivas até problemas de saúde específicos, exigem uma abordagem especializada por parte de médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas.

Se você tem o interesse de se especializar nesse campo, continue a leitura para conhecer mais da Fisioterapia aplicada à Saúde da Mulher. 

O que é Fisioterapia na Saúde da Mulher?

A Fisioterapia na Saúde da Mulher é uma especialização que se dedica ao cuidado e tratamento das condições de saúde específicas das mulheres em todas as fases da vida, desde a infância até a terceira idade, passando por fases como a gravidez, o trabalho de parto, o pós-parto, o puerpério e o climatério.

A especialidade em Fisioterapia na Saúde da Mulher é reconhecida pela Resolução do COFFITO nº. 372/20092. O COFFITO, ou Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, é a entidade máxima reguladora da profissão no Brasil. 

No entanto, a Saúde da Mulher é apenas uma das muitas especializações para quem faz uma graduação em Fisioterapia. O COFFITO reconhece diversas outras áreas, como Fisioterapia Aquática, Cardiovascular, Dermatofuncional, entre outras.

Quais são as áreas de atuação?

Uma variedade de atividades pode ser realizada pelo fisioterapeuta especializado na Saúde da Mulher, sempre com o foco em atender às necessidades específicas das pacientes. Confira, abaixo, algumas das principais áreas de atuação nesse campo.

Pré-natal

O fisioterapeuta que trabalha no pré-natal tem como pacientes as mulheres durante a gestação. Seu objetivo é fornecer suporte físico para ajudá-las a enfrentar as mudanças corporais e os desconfortos típicos desse período. 

Isso pode incluir exercícios para fortalecimento muscular, alongamento, técnicas de respiração e relaxamento, preparação para o parto e educação sobre postura e movimento seguros durante a gravidez.

Parto e pós-parto

Durante o parto, o fisioterapeuta pode oferecer suporte para alívio da dor e facilitação do processo de parto, utilizando técnicas como massagem, posicionamento adequado e exercícios específicos. 

No pós-parto, o foco está na recuperação física da mulher, incluindo a reabilitação do assoalho pélvico, fortalecimento abdominal, correção da postura e tratamento de possíveis complicações, como diástase abdominal e incontinência urinária.

Uroginecológica

A uroginecológica é o tratamento das disfunções do assoalho pélvico, como incontinência urinária, prolapsos genitais e dor pélvica crônica. Aqui, o fisioterapeuta pode utilizar técnicas como exercícios de fortalecimento e relaxamento muscular, biofeedback, eletroterapia, terapia manual e orientações sobre hábitos saudáveis de higiene postural.

Na área de fisioterapia uroginecológica, ainda existem diferentes subáreas, como urologia, coloproctologia, sexologia e fisioterapia ginecológica.

Menopausa e terceira idade

Na terceira idade, as mulheres enfrentam desafios específicos relacionados à saúde óssea, muscular, cardiovascular e emocional. O fisioterapeuta ajuda a minimizar os efeitos da menopausa, como a osteoporose e a sarcopenia, com exercícios personalizados e orientações para prevenção de quedas e manutenção da autonomia funcional.

Oncologia ginecológica

Mulheres diagnosticadas com câncer ginecológico se beneficiam do suporte fisioterapêutico para lidar com os efeitos colaterais do tratamento, como dor pélvica, disfunções sexuais, linfedema, fadiga e comprometimento da mobilidade. 

Nesse caso, o fisioterapeuta trabalha em colaboração com a equipe multidisciplinar para oferecer cuidados integrados e melhorar a qualidade de vida da paciente.

Fisioterapeuta especializada em saúde da mulher

Qual a importância da especialização na área?

A presença de profissionais especializados traz ganhos para todos envolvidos nas relações dentro do sistema de saúde. Uma pós-graduação em Ciências Médicas é a oportunidade de aprofundar o conhecimento e as habilidades em áreas específicas da saúde, como é o caso da Fisioterapia na Saúde da Mulher.

Para os fisioterapeutas, essa pós oferece uma chance de aprofundar conhecimentos em uma área relevante e em constante demanda de novos especialistas.

A graduação em Fisioterapia oferece uma capacitação generalista para a atuação do profissional de saúde. Por isso, ao se tornarem especialistas em Saúde da Mulher, os fisioterapeutas adquirem habilidades específicas e uma compreensão profunda das complexidades envolvidas no tratamento das condições de saúde feminina.

Já no caso dos pacientes, a importância da especialização em Saúde da Mulher reside na qualidade e eficácia do atendimento recebido. 

Quando buscam um fisioterapeuta especializado, as pacientes mulheres podem ter a certeza de que estão sendo tratadas por um profissional que compreende suas necessidades específicas e está apto a oferecer um cuidado personalizado.

O mercado de trabalho para especialistas em Saúde da Mulher

A demanda por especialistas em Saúde da Mulher em hospitais e clínicas reflete as características demográficas da população brasileira e as necessidades específicas da população feminina.

Segundo dados do IBGE, as mulheres representam 51,5% do total de habitantes do país, o que naturalmente amplia a demanda por serviços de saúde voltados para suas necessidades específicas.

As mulheres também são os principais usuários de serviços de saúde. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), divulgados no portal Agência Brasil, revelam que mais de 370 milhões de mulheres foram atendidas durante o ano de 2022, enquanto os homens representam mais de 312 milhões de consultas. 

Diante desse cenário, há uma demanda por profissionais qualificados para atender às necessidades específicas das mulheres em todas as fases de suas vidas, e isso inclui fisioterapeutas com formação em Saúde da Mulher.

Como é a especialização da FCM-MG em Fisioterapia na Saúde da Mulher?

A pós-graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher e Saúde Pélvica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) é um curso de especialização que visa formar fisioterapeutas com conhecimento técnico e científico para atender às necessidades específicas das mulheres em diferentes fases da vida: gravidez, puerpério, climatério e na terceira idade.

O curso tem duração de 18 meses (menos de 2 anos) e funciona no modelo EAD (Ensino A Distância), mas também tem aulas presenciais no campus da FCM-MG

O curso incorpora metodologias ativas, que são estratégias pedagógicas centradas no aluno, visando a sua participação ativa no processo de aprendizagem. Essas abordagens incentivam a reflexão crítica e a análise profunda do conteúdo, possibilitando uma compreensão mais aprofundada e aplicável do material estudado.

Coordenadoras da especialização em Fisioterapia da Saúde da Mulher

A coordenação da pós-graduação é feita pela Profª. Mestra Elza Lúcia B. L. de Souza e pela Profª. Drª. Sílvia Elizate Monteiro. 

A equipe docente é composta por mestres e doutores com vasta experiência na área clínica e prática da profissão, como a professora Simone Ribeiro. Ela é uma das organizadoras do primeiro livro exclusivamente dedicado à Fisioterapia Neonatal publicado no Brasil, “Fisioterapia Neonatal: Evidências e Boas Práticas” , lançado em 2023. 

Uma das professoras da nossa equipe é a Arlene Fernandes, que atua como coordenadora da Disciplina de Saúde da Mulher. Ela foi destaque em uma matéria do Estado de Minas sobre a incidência de infarto em mulheres na pós-menopausa.

A FCM-MG é uma instituição valorizada e de credibilidade na formação de profissionais de saúde. Conquistamos o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), um excelente desempenho na avaliação do MEC que demonstra a alta qualidade do ensino oferecido.

Nossa faculdade foi criada em 1950 com o propósito de atender às demandas sociais e assistenciais do estado de Minas Gerais. Desde então, temos mantido os valores que colocaram a FCM-MG entre as melhores faculdades reconhecidas pelo MEC.

Como vimos até aqui, adquirir uma formação especializada em Fisioterapia na Saúde da Mulher é a melhor forma de garantir um cuidado qualificado aos pacientes, além de enriquecer a sua própria carreira do fisioterapeuta. Então, para dar continuidade à sua formação, comece sua especialização na FCM-MG e não perca tempo.

Inicie já sua pós! Veja como se matricular na especialização em Saúde da Mulher na FCM-MG.

Posts Relacionados

3 motivos para você iniciar uma pós-graduação em Farmácia!

23 de agosto de 2024
leia agora

Atualização em diabetes para o clínico na FCM-MG: veja tudo sobre o curso

10 de junho de 2024
leia agora

Por que investir em uma especialização em Odontologia para alavancar sua carreira?

16 de abril de 2024
leia agora
Ciências Médicas de Minas Gerais
Endereço Campus I: Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro,
Belo Horizonte - MG.
Endereço Campus II: Av. dos Andradas, 1093, Centro,
Belo Horizonte - MG

Graduação

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Pós-graduação

Facebook Instagram Linkedin
Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.