Fisioterapia

Fisioterapia respiratória: o que é e como atuar na área

Postado em 13 de fevereiro de 2023 - Atualizado em 30 de junho de 2023

A Fisioterapia Respiratória é uma área que se destaca pelas boas oportunidades de trabalho e salários atrativos. Por isso, se você é um profissional da Fisioterapia, pode ter um bom retorno profissional ao investir nessa especialização.

No entanto, a qualidade do ensino ofertado no curso de graduação e pós-graduação que você escolher é fundamental para o sucesso do seu avanço profissional. 

Entenda quais são os benefícios da Fisioterapia Respiratória para os profissionais e por que a CMMG é a melhor instituição para realizar a sua especialização. Vamos lá?

O que é Fisioterapia Respiratória?

A Fisioterapia Respiratória atua na prevenção e tratamento de traumas e doenças que comprometem ou limitam as funções do sistema respiratório. Entre outros casos, o profissional especializado é muito importante nos seguintes cenários:

  • tuberculose:
  • pneumonia;
  • asma;
  • infecção nas vias respiratórias;
  • perda da motricidade.

Desde o início da pandemia de SARS-CoV-2, as organizações de saúde têm se preocupado em ter mais especialistas nessa área. Hoje vemos o fisioterapeuta cada vez mais presente nos diferentes serviços de saúde, por exemplo:

  • hospitais;
  • UTIs;
  • enfermarias;
  • ambulatórios;
  • consultórios;
  • clínicas de reabilitação
  • home care.

É necessário falar também sobre a valorização do profissional se reflete na faixa salarial e nas oportunidades de emprego. No segundo semestre de 2022, as médias salariais variam de R$2.930,68 a R$5.343,68. Já o CAGED até julho de 2022 mostra um total de 12.174 contratações e saldo de 1.889 empregos (admissões menos demissões) no ano, considerando a categoria profissionais de habilitação e reabilitação, que é utilizada para registrar os fisioterapeutas com registro CLT.

Na prática, o mercado de trabalho para os fisioterapeutas está aquecido. Quem tiver diferenciais, como uma especialização em Fisioterapia Respiratória, vai aproveitar as melhores oportunidades e tende a crescer profissionalmente.

Quais são as atribuições do profissional especialista em Fisioterapia Respiratória?

Os profissionais dessa área atuam na prevenção e tratamento da saúde respiratória do paciente. Essas atividades se dão por meio de exercícios específicos, avaliações, uso de equipamentos e manuseio direto do paciente. Todas as ações se convertem para o restabelecimento da plena saúde do paciente e autonomia respiratória

O especialista também atua no apoio e manejo de pacientes com sequelas respiratórias decorrentes de acidentes ou doenças. Nesse caso, a proposta é recuperar ou mitigar os efeitos de longo prazo, por meio de trabalhos de reabilitação e recuperação.

Em resumo, a Fisioterapia Respiratória pode intervir em diferentes momentos do paciente. Da prevenção, até um tratamento intensivo, passando pela reabilitação e recuperação, existe grande relevância dos especialistas na área.

Acute pain and sore throat symptom in a woman isolated on white background. Clipping path on white background

Como ingressar na área?

A Fisioterapia Respiratória faz parte do currículo da graduação em Fisioterapia. Contudo, o profissional que realmente quer se dedicar a área precisa dar um passo além e continuar a formação. Dessa forma, a especialização lato sensu em Fisioterapia Respiratória é destinada apenas a bacharéis em Fisioterapia.

Além de aprofundar conhecimentos específicos, o curso de pós-graduação pode expandir a qualificação e atuação no mercado. A Fisioterapia Respiratória em Neonatologia, Pediatria e Docência (ensino superior) são alguns exemplos que fazem parte da especialização e não são vistos de perto em cursos de bacharelado. 

Quais são os diferenciais do curso de especialização em Fisioterapia Respiratória da Pós-graduação Ciências Médicas de Minas Gerais?

Ao fazer a Pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas-MG, os profissionais contam com métodos e recursos de excelência para desenvolver suas competências profissionais. Entre os diferenciais, você obtém os seguintes benefícios:

Certificado de uma instituição tradicional

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG) foi fundada em 1950. Ao longo desses mais de 72 anos, a instituição vem cumprindo o propósito de garantir um ensino de excelência. Um exemplo dessa expertise é o curso de graduação em Fisioterapia, que é um dos poucos em Minas Gerais avaliados com nota máxima pelo Mec (classificação: nota 5).

Cursar uma pós-graduação na CMMG significa ter um certificado com impacto real no currículo profissional. Trata-se de unir o desenvolvimento de competências com o reconhecimento do mercado, que também é fundamental para concorrer a vagas de emprego e promoções, na evolução de carreira. 

Corpo docente altamente qualificado

A qualidade do ensino está fundamentalmente associada à qualidade corpo docente da Instituição. As especializações contam com professores renomados de reconhecida experiência e competência. Entre outros títulos, há profissionais com doutorado e mestrado, muitos deles envolvidos com publicações acadêmicas de autoridade na área.

Prática hospitalar

Outro diferencial da especialização em fisioterapia respiratória é a prática profissional no Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM), unidade assistencial própria da Ciências Médicas.Os fisioterapeutas vão atuar, por exemplo,em situações reais de atendimento, tratamento ambulatorial e hospitalar, colocando em prática os conhecimentos adquiridos, mediante supervisão de profissionais mais experientes.

Diversidade de áreas de atuação

A pós-graduação também abre novas áreas de atuação. Além de se aprofundar nos métodos e técnicas para tratamento de adultos e idosos, há o estudo e qualificação específicos para atuar no atendimento a recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Igualmente, o profissional tem a iniciação na área de docência do ensino superior. Essa qualificação é necessária para a função de professor universitário, que pode ser exercida nas instituições de ensino superior.

Aulas quinzenais

As aulas presenciais são realizadas aos finais de semana (sexta, sábado e domingo). com periodicidade quinzenal. Assim, fica mais fácil se planejar para conciliar o trabalho com carga horária da pós-graduação.

Como visto, o mercado de trabalho para os profissionais de fisioterapia está bastante aquecido, com muitas perspectivas de mercado. E, para se destacar, é imprescindível estar qualificado.

Por isso, caso você esteja procurando uma especialização para continuar elevando sua qualificação, vale a pena seguir por esse caminho profissional.

Para mais informações sobre os cursos e tirar as suas dúvidas, conheça a página da pós-graduação em Fisioterapia Respiratória!

Posts Relacionados

Programa Saúde na Escola: Ciências Médicas promove ação em escola do Taquaril

5 de dezembro de 2023
leia agora

Como é a rotina de quem trabalha com cuidados paliativos?

9 de novembro de 2021
leia agora

Conheça algumas áreas da fisioterapia e encontre a melhor opção para se especializar!

31 de março de 2021
leia agora
Ciências Médicas de Minas Gerais
Endereço Campus I: Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro,
Belo Horizonte - MG.
Endereço Campus II: Av. dos Andradas, 1093, Centro,
Belo Horizonte - MG

Graduação

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Pós-graduação

Facebook Instagram Linkedin
Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.