Ciências Médicas realiza I Congresso Internacional de Saúde Coletiva & VII Mostra de Saúde Coletiva

Postado em 11 de outubro de 2023

O I Congresso Internacional de Saúde Coletiva e VII Mostra de Saúde Coletiva da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais foi um evento de destaque, focado em ampliar as discussões no campo da Saúde Coletiva. Este congresso teve como principal objetivo apresentar as experiências vividas por estudantes de graduação da área da saúde e profissionais que atuam em diversos cenários da rede assistencial em Belo Horizonte e outros municípios de Minas Gerais.

O evento adotou como tema central “A reconstrução do SUS e um olhar para o futuro”, com o intuito de analisar as políticas públicas sob a perspectiva da reformulação do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto do novo governo. Diversos tópicos relevantes foram abordados, incluindo a reestruturação da Atenção Primária à Saúde, a incorporação de novas tecnologias no campo da saúde pública, a saúde mental dos usuários e profissionais em tempos pós-pandemia, e uma análise da judicialização em saúde e seus impactos no SUS.

Além disso, o evento priorizou a experiência tecnológica e interativa ao apresentar pôsters por meio de totens digitais. Essa abordagem teve como objetivo destacar a sustentabilidade, minimizando o impacto ambiental relacionado à impressão e eliminando as despesas e desconforto associados ao transporte de trabalhos impressos.

O evento contou com um total de 166 trabalhos aprovados para publicação no suplemento da Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas, e reuniu um público de 490 participantes. Além disso, estudantes foram reconhecidos com a Medalha de Mérito em Saúde Coletiva nas categorias de melhor comunicação coordenada (apresentação oral) e melhor pôster. São eles:

Rafaela Cristina Braga Rosário – QUEBRANDO O ESTIGMA DA PROSTITUIÇÃO: educação sobre saúde íntima para profissionais do sexo

Luísa Rodrigues Maia – IMPLEMENTAÇÃO DE GRUPO OPERACIONAL PARA PACIENTES COM LOMBALGIA MECÂNICA EM UM POSTO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ITAMBÉ DO MATO DENTRO

Luísa Reis Braga – AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE DE ADULTOS RESIDENTES EM UMA REPÚBLICA DE VULNERABILIDADE: um relato de experiência de acadêmicos de medicina

Fernanda Guimarães Motta – UTILIZAÇÃO DA PALHAÇARIA COMO FORMA DE HUMANIZAR A VIVÊNCIA EM UM HOSPITAL 100% SUS DE BELO HORIZONTE: um relato de experiência.

Carolina Macedo Guerra – AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE POR MEIO DA CONSCIENTIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE VACINAS: um relato de experiência

Clara Murta Nassif – PROMOVENDO O ENVELHECIMENTO ATIVO: atividades extensionistas para idosas realizadas por acadêmicos de medicina

O evento foi organizado pelo Departamento de Saúde Coletiva. A comissão organizadora foi composta pelos professores Letícia Lemos Jardim, Mayla Prates, Max André Santos, Augusto Rangel Jardim, Gustavo Werneck e 15 estudantes do curso de Medicina e Psicologia.