O IV Simpósio Internacional Einstein de Simulação, abordou temas pertinentes para o treinamento de profissionais de saúde e estudantes de graduação, como técnicas de debriefing, telessimulação, speed mentoring em Gestão, PDCR, entre outros. O evento contou com a participação da Professora Rosana Amaral e dos acadêmicos que tiveram os trabalhos aprovados para apresentação no simpósio.
O simpósio teve a honra de contar com a presença de convidados nacionais e internacionais de renome, que têm experiência prática com a simulação em saúde em suas atividades diárias. Eles conduziram discussões sobre as práticas atuais em simulação no Brasil e no exterior. Neste evento, profissionais que empregam o ensino baseado em simulação compartilharam as melhores práticas, tendências e experiências nesse campo.
Os cincos trabalhos apresentados no Simpósio incluíram:
. SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA AVALIAÇÃO DO PÉ DIABÉTICO: Um relato de experiência
Autores: Ana Clara Vaz Silveira, Anna Laura Siqueira Costa dos Santos, Julia Mizuta Lacerda, Maria Eduarda Campos de Barcelos, Rosana Vanessa Oliveira Silva, Mateus Vinícius Martins Dutra de Miranda, Tiago Abreu Velloso, Victoria Barros Bottaro, Vitor Barros Loureiro e Vitória Bernardes.
Orientador: Luiz Henrique Diniz Miranda.
. SIMULAÇÃO DE ATENDIMENTO NO TRAUMA SOB A PERSPECTIVA DAS VÍTIMAS ATUANTES: um relato de experiência
Autores: Alícia Freire Gomes da Silva, Amanda de Paula Martins, Antônio de Pádua Gandra Santiago Filho, Bruna Stancioli Paiva, Fernanda Campos Gomes Fernandes, Gabriela Reis Andrade, Nicole Coelho Granato, Isabela Mie Takeshita, Rosana Costa Amaral e Augusto Scalabrini Neto.
. SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE CETOACIDOSE DIABÉTICA DESCOMPENSADA POR MENINGITE: aprimorando a capacitação em emergência médica na liga acadêmica de urgência e emergência
Autores: Ana Luísa Mendes Pinheiro Costa, Ana Luiza Fernandes Fonseca, Gabriella Lorrany Paim, Heitor Luís de Castro Pereira, Júlia Resende Ferreira Magri, Luisa da Silva Martins e Thais Torres Eloi.
Orientadores: Rosana Costa do Amaral, Augusto Scalabrini Neto e Isabela Mie Takeshita.
. PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE ACESSO ENDOVENOSO COMO MECANISMO DE APRENDIZAGEM ATIVA: um relato de experiência
Autores: Helena Maria Eugenia Moreira, Gabriela Caldas Miranda Chaves, Gabriela Santos Silva, Giulia Carvalho de Freitas, Isabela Mie Takeshita, Augusto Scalabrini Neto e Rosana Costa Amaral.
. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O IMPACTO DA SIMULAÇÃO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE MEDICINA
Autores: Isabela Mie Takeshita, Marcílio Borges Silva, Maria Fernanda Santos Attie, Augusto Scalabrini Neto e Rosana Costa do Amaral.
A Professora Rosana do Amaral ressaltou a importância do simpósio, destacando seu papel fundamental na vida acadêmica e profissional dos alunos: ”este evento permitiu que os estudantes apresentassem trabalhos baseados em suas experiências no Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LabSim). Além disso, os projetos apresentados serão publicados na prestigiada Revista Einstein. Essas apresentações foram resultado das vivências dos alunos no LabSim, no contexto da disciplina de Treinamento de Habilidades”.