Graduação

Dia Mundial do Diabetes: importância do diagnóstico precoce da comorbidade

Postado em 14 de novembro de 2023

No dia 14 de novembro, comemoramos o Dia Mundial do Diabetes, visando chamar a atenção para os fatores de risco e a relevância do controle do diabetes para evitar complicações de saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 12,3 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, uma síndrome metabólica de origem múltipla resultante da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer sua função.

Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1, em que o sistema imunológico ataca e destrói as células produtoras de insulina, sendo mais comum em jovens e crianças; e o tipo 2, resultante da resistência à insulina, mais prevalente em adultos após os 40 anos.

A manifestação do diabetes pode apresentar diversos sinais, como sede intensa, feridas e infecções na pele que demoram a cicatrizar, alterações visual, obesidade, fome intensa, vontade frequente de urinar, cansaço e desânimo. Além disso, fatores de riscos que incluem histórico familiar da doença, sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial e envelhecimento, podem colaborar para o surgimento da comorbidade.

O tratamento envolve medicamentos orais e/ou injeções de insulina, variando de acordo com a recomendação médica, tipo de diabetes e evolução da doença. O monitoramento diário da glicose, acompanhamento regular com médicos especialistas, reeducação alimentar e atividade física são fundamentais para o manejo adequado dessa condição.

A principal maneira de se prevenir o diabetes, não apenas na infância e na adolescência, mas em qualquer idade, consiste na adoção de uma rotina de vida mais saudável.

Posts Relacionados

Atualização em diabetes para o clínico na FCM-MG: veja tudo sobre o curso

10 de junho de 2024
leia agora

Saiba quais são as matérias estudadas no curso de Psicologia!

4 de junho de 2024
leia agora

Conheça a área de Fisioterapia na Saúde da Mulher e inicie sua Pós

20 de maio de 2024
leia agora
Ciências Médicas de Minas Gerais
Endereço Campus I: Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro,
Belo Horizonte - MG.
Endereço Campus II: Av. dos Andradas, 1093, Centro,
Belo Horizonte - MG

Graduação

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Pós-graduação

Facebook Instagram Linkedin
Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.