A Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia (LAEM) da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), realizou uma ação no Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais, focada na orientação e prevenção ao diabetes. Durante essa iniciativa, os pacientes foram submetidos à avaliação do risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2 por meio de um questionário específico. Além disso, foram realizadas medições de glicemia capilar, pressão arterial, índice de massa corporal e circunferência abdominal.
No decorrer do evento, houve um momento educativo sobre diabetes, abordando tópicos como a importância da atividade física, a adoção de uma alimentação saudável, o uso adequado da medicação prescrita e cuidados com a saúde bucal. Essas ações visam não apenas diagnosticar e tratar precocemente o diabetes, mas também educar a população sobre medidas preventivas para promover o bem-estar geral.
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer sua função, resultando em elevação da glicemia. Em novembro, celebramos o “Novembro Diabetes Azul”, dedicado à conscientização sobre o diabetes e à importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado desde o diagnóstico e medidas preventivas para o diabetes mellitus tipo 2.