Ciências Médicas Acontece

Diretoria da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais recebe certificado de acreditação do SAEME-CFM

Postado em 1 de dezembro de 2023

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais recebeu o certificado de acreditação do SAEME-CFM – Sistema de Acreditação Médica. Em uma cerimônia realizada em Brasília, o Diretor Geral da FCM-MG, Professor José Celso Guerra Pinto Coelho, e a Coordenadora do Curso de Medicina, Professora Claudia Lourdes Soares Laranjeira, participaram da cerimônia de entrega do certificado para o curso de Medicina.

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, que tem como mantenedora a Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma, reafirma seu compromisso com a excelência no ensino.

Em janeiro deste ano, a FCM-MG conquistou o selo de qualidade do SAEME-CFM e, em novembro, recebeu o diploma. A acreditação, concedida pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM), é válida até o ano de 2028, tornando o curso da FCM-MG o único de uma instituição privada em Belo Horizonte a receber esse reconhecimento.

Essa realização destaca-se ainda mais quando consideramos que apenas 40 cursos em todo o Brasil mantêm acreditação vigente. Em Minas Gerais, apenas 6 cursos são acreditados, sendo 4 destes de universidades federais, 1 de universidade privada, e a FCM-MG com essa distinção concedida pelo SAEME-MG.

Com essa acreditação, a Faculdade Ciências Médicas não é apenas reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina pela excelência no ensino de graduação em medicina, mas também, demonstra competência para cumprir seu papel de maneira eficaz e segura. Vale ressaltar que esta acreditação é importante para que os egressos do curso de medicina da FCM-MG possam se submeter ao exame da Comissão Educacional para Médicos Graduados no Exterior (ECFMG, na sigla em inglês) a partir de 2024, uma vez que serão aceitas inscrições apenas de egressos de escolas acreditadas por agências reconhecidas pela WFME, como é o caso do SAEME-CFM.

A acreditação do SAEME representa um selo de qualidade conferido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), assegurando que o Curso de Medicina da FCM-MG atende aos padrões internacionais reconhecidos pela World Federation for Medical Education (WFME).

O Saeme avalia os cursos de graduação em Medicina a partir de critérios relacionados à Gestão educacional, ao Programa educacional, aos Corpos docente e discente e ao Ambiente educacional. A acreditação é reconhecida pela World Federation for Medical Education, organização que estabelece altos padrões científicos e éticos na educação médica globalmente.