A videolaparoscopia é uma excelente competência para quem busca aumentar as opções de especialização na carreira. Isso acontece porque diversos procedimentos cirúrgicos na região abdominal adotam essa técnica bastante valorizada na área da saúde.
Quem já conta com uma pós-graduação, como nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, Cirurgia Geral, entre outras, pode crescer ainda mais profissionalmente. Em todas essas áreas, haverá novas demandas e oportunidades com o aprofundamento dos estudos e especialização.
Logo abaixo, explicamos quais são as vantagens da especialização em videolaparoscopia e como escolher uma boa formação. Continue a leitura e entenda se essa é a qualificação certa para o seu perfil profissional!
A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica na qual pequenas incisões são realizadas na região abdominal. Com o uso de uma câmera e o manejo de pinças, o cirurgião aplica a intervenção necessária, de forma minimamente invasiva, para o paciente.
A palavra “laparos” tem origem na língua grega e significa abdômen. Assim, tanto a laparoscopia como a videolaparoscopia são técnicas para intervenções realizadas, exclusivamente, nessa região.
Em comparação com a laparoscopia, a principal diferença é a presença de uma câmera, geralmente introduzida pelo umbigo, que auxilia a equipe durante o procedimento. Com isso, o profissional tem uma série de benefícios em sua atuação:
Logicamente, é importante considerar se você tem o perfil profissional para a pós-graduação. Caso você se identifique com essa proposta, sem dúvida, um grande impacto positivo será refletido na sua carreira, o que pode ser observado nos diversos benefícios do procedimento.
Os motivos para fazer a pós-graduação em videolaparoscopia estão relacionados às características do procedimento e à demanda pela técnica. Conheça os pontos de destaque.
A videolaparoscopia é utilizada em diferentes tratamentos nos órgãos da região do abdômen, como estômago, fígado, pâncreas, apêndice e vesícula. Assim, pode ser aplicada a diversos procedimentos:
A competência nessa técnica atende à necessidade de diferentes áreas médicas, como Ginecologia, Obstetrícia, Oncologia, Endocrinologia, Urologia e Cirurgia Geral. Por isso, ela é bastante versátil.
Por ser menos invasiva e ter um excelente número de procedimentos nos quais pode ser aplicada, a videolaparoscopia se destaca pela alta demanda. Em um grande número de situações, ela será priorizada em relação à abertura completa da região abdominal. Por isso, o médico pode oferecer este tipo de intervenção conforme as particularidades do caso.
As incisões realizadas na videolaparoscopia têm de 0.5 mm a 1 cm. Para realizar o procedimento, o cirurgião utiliza um kit de três pinças e visualiza a parte interna do paciente pela transmissão em vídeo.
Essa técnica tem o potencial de reduzir o tempo de internação e recuperação, bem como diminuir as dores do pós-operatório e a necessidade de analgésicos. Além disso, o dano estético é minimizado, embora não seja a questão mais importante.
A demanda por cirurgias de videolaparoscopia é elevada também porque o Sistema Único de Saúde adota a técnica. Veja alguns exemplos de procedimentos previstos na tabela do SUS:
É uma técnica, portanto, que traz segurança sobre o retorno do investimento. Logo, pode ser adicionada às demais pós-graduações mais valorizadas da área da saúde.
Os motivos para se especializar em videolaparoscopia também envolvem as excelentes remunerações e oportunidades de aumentar os salários.
Por exemplo, os médicos com maior experiência e especializações, têm média salarial de até R$15.165,00, segundo a Pesquisa Salarial Vagas. Por isso, é sempre importante se atualizar e buscar formas de colocar o conhecimento em prática para construir um bom histórico profissional no currículo.
Para atuar com segurança e destacar-se no mercado de trabalho, você deve buscar uma boa instituição de ensino. A qualidade e reputação do curso são os elementos-chave para conquistar a posição de carreira desejada.
Um primeiro critério para escolher a instituição de ensino é a atualização tecnológica. Procure uma universidade que ofereça a infraestrutura para aliar teoria e prática, com os equipamentos e ferramentas utilizados nos melhores centros cirúrgicos.
Também é importante avaliar o currículo dos professores responsáveis pela pós-graduação. Nas orientações supervisionadas, por exemplo, você realizará os procedimentos em pacientes reais. Portanto, deve contar com apoio de médicos experientes para aprender com segurança.
Outro cuidado é ter serviços de saúde próprios ou de parceiros com a demanda pelas cirurgias. Aliás, devem ser locais bem equipados com todas as condições para unir o ambiente de aprendizado com a qualidade do atendimento para os pacientes.
Por exigir o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, como manuseio de pinças e uso do vídeo, valorize a quantidade de horas de prática. É um tipo de capacitação que leva tempo para que os novos comportamentos sejam exercidos com naturalidade. Portanto, você pode se beneficiar de um período mais longo para se preparar sem pressa.
O ministério da educação tem diversos indicadores para avaliar a qualidade do ensino superior. O número mais importante, nesse caso, é o Índice Geral de Cursos (IGC), que abrange também as pós-graduações. Para consultá-lo, utilize o E-MEC.
O histórico e credibilidade da instituição de ensino é um diferencial. Procure formações que já contam com diversos profissionais qualificados e reconhecimento do mercado. Assim, você terá mais segurança sobre a qualidade do curso, bem como sobre o impacto do certificado no currículo profissional.
A videolaparoscopia é uma especialização que traz diversos benefícios de carreira. No entanto, para realmente alcançar o resultado esperado, você deve investir em uma excelente pós-graduação, que ofereça, pricipalmente, um estudo articulado entre teoria e prática.
Gostou do conteúdo? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e converse com seus colegas de profissão para ter outras perspectivas a respeito do tema!