Ciências Médicas Acontece

Ciências Médicas realiza Julgamento Simulado em parceria com o CRM-MG

Postado em 30 de novembro de 2023

Nesta quinta-feira (30/11), os estudantes do 6º período do curso de Medicina participaram do Julgamento Simulado na sede do Conselho Regional de Medicina, em Belo Horizonte.

Dois acadêmicos representaram o denunciante e o denunciado, enquanto duas alunas assumiram os papéis como advogadas de defesa e acusação. Além disso, outras duas alunas representaram a Secretária e Relatora do Processo, tendo o Professor José Luiz Fonseca Brandão presidido a Sessão de Julgamento.

Os demais alunos, atuando como conselheiros, participaram e puderam votar quanto à proposta apresentada pela Relatora.

Durante a simulação, foi explicado o passo a passo do julgamento de um caso real de denúncia envolvendo possível infração ética, abordando acusação, defesa e penalidades aplicáveis ao caso. Os estudantes também puderam esclarecer dúvidas em relação ao processo apresentado.

Luiz Felipe Barcelos, estudante de Medicina que representou o médico denunciado, compartilhou que esta experiência é valiosa, preparando os alunos para a nova realidade e desafios da medicina. De acordo com ele, mesmo sendo uma simulação, encararam com seriedade, reconhecendo a importância diante das possíveis consequências de um processo médico: “a depender do trâmite do processo, podemos perder uma vida inteira dedicado à medicina”.

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais é pioneira ao proporcionar o Julgamento Simulado aos estudantes, sendo a única instituição privada em Minas Gerais a oferecer essa experiência.

A abordagem prática contribui para a formação ética e profissional dos futuros médicos.

Qual a importância de uma infraestrutura robusta na faculdade de Medicina?

12 de abril de 2024

Ciências Médicas realiza primeira Defesa Internacional de Mestrado